Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 17/05/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Inscrições

Através do meu email, Dante:
blocos@blocosonline.com.br

—————

Data: 09/05/2014

De: Gabriel Rezende

Assunto: Revisão

Quantas revisões devem ser feitas no capítulo de novela?

—————

Data: 13/05/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Revisão

Gabriel, não há um número fixo não. Nesta hora a autocrítica e o bom-senso são os melhores instrumentos do/da escritor/a. Seguindo a escaleta é difícil "errar na mão", porque as intenções da cena já estão delineadas. No entanto, depois de pronto, é necessário se reler pelo menos uma vez o capítulo inteiro com calma para vermos se ele está como realmente queríamos, se ele atende nossas expectativas, se todas as cenas refletem o que esperávamos delas. Se fizermos alguma alteração substancial, tornamos a lê-lo... mas, em geral, depois de pronto, basta rever apenas uma vez.

—————

Data: 22/04/2014

De: Nadir

Assunto: Tramas e situações

O que são tramas e situações?

—————

Data: 26/04/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Tramas e situações

Tramas são enredos, histórias: trama principal (a história principal) e tramas paralelas (as que se entrecruzam com a principal). As situações compõem as cenas, cada cena mostra uma situação que faz as tramas avançarem, Nadir.

—————

Data: 17/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Baixo ibope

Amanda, das novelas atuais eu só vejo esta: Além do Horizonte, porque a acho a mais interessante entre todas as que estão passando atualmente, a mais diferente, com excelentes diálogos. Infelizmente o público se acomodou a um tipo de folhetim romântico e o autor que sai disso paga um preço alto... De qualquer modo, lá vai a resposta à sua pergunta: dificilmente se salva, porque a emissora compra e investe na sinopse que foi apresentada. Se não deu certo, em geral, a empresa encurta a novela (dá muito menos trabalho do que mudá-la totalmente). E no caso de Além do Horizonte, nem daria para mudar a comunidade, e toda a trama que gira em torno dela (que é a história principal). Mas, mesmo com todos os problemas, a Globo resolveu não encurtar a novela, encurtou apenas a minutagem dos capítulos.

—————

Data: 16/03/2014

De: Amanda Fonseca Abranches

Assunto: Baixo ibope

O que fazer para salvar uma novela que estreou como um verdadeiro fracasso, como acontece com a atual trama das sete da Globo, Além do Horizonte?

—————

Data: 16/03/2014

De: Gabriel

Assunto: Cenas

Como deve ser escolhida a intenção de cada cena, já que ao montar a escaleta, o autor na maioria dos casos não pensa na intenção?

—————

Data: 17/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Cenas

Oi, Gabriel, lógico que sempre se pensa na intenção das cenas em uma escaleta... Ela ajuda principalmente a não termos cenas completamente gratuitas. Cada cena precisa ter uma intenção, nem que seja passar a reação de cada personagem que está nela. Se, em uma mesa do café da manhã, alguém faz um comentário e todos os outros personagens reagem a ele, isto já é uma intenção: passar para o público as diferenças entre eles, frente ao mesmo fato.

—————

Data: 11/03/2014

De: Roberto

Assunto: Escaleta

Porque se deve fazer escaletas antes de escrever os capítulos?

—————