Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 16/09/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Mercado das novelas

Conhecendo alguém que esteja fazendo uma, José.

—————

Data: 10/08/2014

De: Netto

Assunto: Novela das nove

Por que a maioria das novelas das nove duram mais tempo de exibição em minutos e em meses no ar?

—————

Data: 19/08/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Novela das nove

Netto, é o considerado "horário nobre" da emissora, daí a Globo investir mais nela, querendo, portanto, um retorno maior de público e de patrocinadores.

—————

Data: 09/08/2014

De: Nicolas

Assunto: Situações dramáticas

O que são situações dramáticas?

—————

Data: 19/08/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Situações dramáticas

São momentos ou acontecimentos criados, nos quais o drama atinge maior intensidade, embora esta intensidade varie de grau, Nícolas: vai desde um suspense leve até um grande confronto conflitante entre os personagens da trama.

—————

Data: 16/05/2014

De: Dante

Assunto: Inscrições

Como são feitas as inscrições do curso?

—————

Data: 17/05/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Inscrições

Através do meu email, Dante:
blocos@blocosonline.com.br

—————

Data: 09/05/2014

De: Gabriel Rezende

Assunto: Revisão

Quantas revisões devem ser feitas no capítulo de novela?

—————

Data: 13/05/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Revisão

Gabriel, não há um número fixo não. Nesta hora a autocrítica e o bom-senso são os melhores instrumentos do/da escritor/a. Seguindo a escaleta é difícil "errar na mão", porque as intenções da cena já estão delineadas. No entanto, depois de pronto, é necessário se reler pelo menos uma vez o capítulo inteiro com calma para vermos se ele está como realmente queríamos, se ele atende nossas expectativas, se todas as cenas refletem o que esperávamos delas. Se fizermos alguma alteração substancial, tornamos a lê-lo... mas, em geral, depois de pronto, basta rever apenas uma vez.

—————

Data: 22/04/2014

De: Nadir

Assunto: Tramas e situações

O que são tramas e situações?

—————