Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 08/03/2015

De: Luís

Assunto: Escrita

Olá Leila!
É possível escrever uma novela sozinho, isto é, sem a ajuda de colaboradores? Se você já imaginou as cenas na escaleta não é melhor você mesmo escrever do que pedir para que outros escrevam?

—————

Data: 12/03/2015

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Escrita

Oi, Luís, possível é, mas é muito raro, porque além de tudo é extremamente cansativo (um escritor não lida só com o texto, mas com os bastidores, a produção, a direção, o elenco...). Então, se tiver mais de um escritor e você alternar a elaboração dos capítulos com o outro, o trabalho fica muito mais leve. Ou se você ficar responsável pelas escaletas e o outro pelos capítulos também a tarefa torna-se mais suave. A divisão de tarefas alivia ambos os escritores (estou falando da minha experiência pessoal), e é muito mais agradável também você poder dialogar e trocar ideias com outra pessoa que está no mesmo barco que você. Escrever telenovela, não é um trabalho individual, mas de equipe (Valter Bonasio que o diga, ele tem um livrão, grande em tamanho e em conteúdo, a respeito disso).

—————

Data: 24/02/2015

De: Gabriel

Assunto: Curiosidade

Olá, Leila. Essa semana surgiu uma curiosidade. Quando os críticos dizem q uma novela é redonda, o que eles estão querendo dizer?

—————

Data: 26/02/2015

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Curiosidade

Oi, Gabriel, quanto tempo! Um texto (seja novela, ou prosa ou mesmo poesia) é redondo, quando não tem arestas, quando tudo está perfeito nos devidos lugares e quando o fecho (desfecho) arremata de forma harmoniosa o conjunto. Ou seja: é um texto bem-feito, com todos os elementos bem-encaixados, integrados, coesos, sem nada a "limar" (a polir ou a corrigir).

—————

Data: 19/02/2015

De: Lailson silva

Assunto: sinopse

A sinopse não é feita pelo próprio autor que desenvolve a trama é leva-a a até o último capítulo- como João Emanuel carneiro. ?

—————

Data: 22/02/2015

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:sinopse

Lailson, sei de casos em que a emissora comprou apenas a sinopse, e ela foi escrita por outros autores. Em Kananga do Japão, inclusive, a sinopse não era do Wilson, nem minha, mas do Cony. Hoje em dia, porém, isso é bem raro, porque há muito mais autores já contratados do que horários de novelas; então, o comum é que, enquanto esperam por sua vez, os autores da casa criem suas próprias sinopses e as escrevam, depois de aprovadas.

—————

Data: 07/02/2015

De: ana clara

Assunto: sinopse

os todos os núcleos devem ser apresentados na sinopse ou apenas o principal?

—————

Data: 10/02/2015

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:sinopse

No argumento, Ana Clara, você trata apenas do núcleo principal e suas ramificações. Porém na sinopse, todos os núcleos precisam estar delineados sim, inclusive deve constar o rol de personagens, Ana Clara.

—————

Data: 03/02/2015

De: Flavio Freitas

Assunto: sinopse

A tv analisa a sinopse ou o roteiro para aprovar ou não?

—————

Data: 04/02/2015

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:sinopse

A sinopse apenas, Flavio. Depois que a emissora aprova a sinopse, faz-se 20 capítulos antes da novela estrear, para termos uma dianteira boa.

—————