Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 10/11/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Cenas visuais

Cenas de refrigeração são cenas, José, portanto são numeradas sim, mesmo que sejam takes e/ou stok-shots.

—————

Data: 22/10/2014

De: Geraldo

Assunto: Conflito matriz

O que é um conflito matriz?

—————

Data: 25/10/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Conflito matriz

É a matéria-prima do conflito. É o plot. O que move o conflito da trama principal, Geraldo.

—————

Data: 22/10/2014

De: Marcos

Assunto: Sinopse

Como é projetado uma sinopse de uma novela? o que tem quer ter nessa sinopse? obrigado

—————

Data: 25/10/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Sinopse

Marcos, na sinopse é narrada a história integralmente: não só a trama principal, como as secundárias e também o rol dos personagens. Portanto, a trama completa. E mais o rol de personagens.

—————

Data: 11/10/2014

De: Eduardo

Assunto: Flashback

Eu não sei se é assim que escreve, mas como se inclui o flashback em um roteiro?

—————

Data: 14/10/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Flashback

Eduardo, o flash-back se faz através de três cenas: a que começa no presente, a que vai para o passado e a que volta para o presente, de novo. Há vários tipos, mas o mais comum é o evocativo, ou seja, uma cena do passado que é lembrada por alguém.

—————

Data: 11/10/2014

De: Jorge

Assunto: Número de cenas

É preciso contar quantas cenas cada capítulo tem? Se for preciso, a contagem do capítulo 2 começa do 0 ou é uma sequência da primeira contagem?

—————

Data: 14/10/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Número de cenas

Sim, é preciso contar, Jorge. Cada capítulo, não importa se o número dele (se o 2º ou o 1º ou o 100º), começa sempre na CENA 01.

—————

Data: 19/09/2014

De: Mário

Assunto: Linhas no roteiro

Quando se escreve um roteiro, é preciso deixar linhas em branco quando se muda de cena ou as cenas podem vim juntas mesmo no texto?

—————