Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 20/11/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Obra Plagiada

Não, Lucas, não seria. Datas na Internet podem ser adulteradas com relativa facilidade. O ÚNICO DOCUMENTO que dá certa segurança ao autor é o registro no Escritório do EDA.

—————

Data: 20/11/2016

De: Lucas

Assunto: Séries

Olá, Leila, adorei seu blog!

Eu tenho uma dúvida. Hoje em dia está mais fácil entrar pro meio do roteirismo? Eu pergunto isso porque é só ligar a TV nos canais fechados que se vê milhares e milhares de séries originais desses canais. E você acha que começar em canais fechados é uma boa?

—————

Data: 20/11/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Séries

Oi, Lucas, obrigada.
Não é fácil, a concorrência é grande, mas as produtoras independentes estão apostando mais nos canais fechados sim, porque os abertos já estão por demais congestionados. Acho uma ótima entrar por esta porta sim. Qualquer boa "vitrine" onde você apareça pode ser o passaporte para emissoras como a Globo, a SBT ou a Record.

—————

Data: 19/11/2016

De: Gabriel Rezende

Assunto: Paradigma

Leila, já que falamos do esquema de Propp e da jornada do herói no desenvolvimento da narrativa de uma novela, tenho outra pergunta para fazer a você. Você acha que dá para adaptar o paradigma de Syd Field para uma novela televisiva?

—————

Data: 19/11/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Paradigma

Escolha um dos três e tenta... risos... Veja com qual você se sente melhor, mais à vontade. Escrever é experimentar, é testar, é arriscar. Só não vale é escolher dois ao mesmo tempo ou misturar os três, Gabriel.
De repente, crie o seu método próprio de desenvolvimento da trama. Vai ser o máximo.

—————

Data: 15/11/2016

De: Gabriel Rezende

Assunto: Jornada do Herói

Leila, você já ouviu falar da "jornada do herói"? Dá pra aplicá-la na criação do argumento e da sinopse de uma novela?

—————

Data: 16/11/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Jornada do Herói

Nunca ouvi falar não, Gabriel. De que se trata? Se for parecida ou baseada na metodologia de Propp dá sim.

—————

Data: 16/11/2016

De: Gabriel Rezende

Assunto: Re:Re:Jornada do Herói

Oi Leila. Esse link aqui fala mais sobre a jornada do herói (Monomito): https://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito. Um abraço.

—————

Data: 17/11/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Jornada do Herói

Gabriel, fui pesquisar para te responder... e, como eu pensei, o que se propõe nesta esquematização é uma modernização simplificada do que o Propp criou em 1928 no seu livro "Morfologia do Conto Narrativo" (e que eu transcrevi na minha apostila nº 11, leia lá). Inclusive, ela tem aplicação em um enredo comum também, bastando apenas que se diminua alguma etapa ou que adaptemos a trajetória do personagem principal a este modelo de narratologia.

Portanto, confirmo minha resposta: sim, é possível, um dos meus alunos fez um excelente argumento com base no "passo a passo" dessa estrutura do autor russo, esquema que é muito mais detalhado do que a trajetória do Campbell, e exatamente por isso me parece mais fácil de ser seguida e/ou adaptada.

Para os interessados neste assunto, lá vão dois links pertinentes:
https://intermidia.wordpress.com/textos/ensaios/vladimir-propp-e-a-morfologia-narrativa/

e

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito

—————

Data: 17/11/2016

De: Sim

Assunto: Re:Jornada do Herói

Sim

—————