Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 12/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Escaleta

Roberto, porque são cerca de 20 personagens, cada qual com sua história e suas conexões. Se não se fizer isso, acabamos nos perdendo ao longo dos 9 meses de novela. Ela serve também para sentirmos o ritmo do capítulo no intuito de equilibrá-lo: através dela temos uma ideia mais concreta se algum personagem está tendo pouca participação e se outros, ao contrário, estão "roubando a cena" da trama principal.

—————

Data: 11/03/2014

De: Roberto

Assunto: Primeiro Capítulo

O que deve conter no primeiro capítulo de uma novela?

—————

Data: 12/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Primeiro Capítulo

No primeiro capítulo, introduzimos a história principal, as tramas paralelas que têm direta ligação com ela, além dos atores principais e dos mais atuantes no enredo. Por fim, criamos um bom gancho (uma cena que gere grande expectativa) para fazer com que o público tenha vontade de continuar assistindo o segundo capítulo.

—————

Data: 07/03/2014

De: Gabriel

Assunto: Cenas

Leila, na hora de montar a escaleta de um capítulo, como deve ser escolhida a intenção de cada cena? E é verdade que cada cena deve mover a história adiante ou isso é só pra roteiros de cinema?

—————

Data: 07/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Cenas

Gabriel, o roteiro de cinema tem duas horas, o de televisão dura 6 a 9 meses... Então, seria impossível mover a história principal a cada capítulo (aliás, também para isso é que existem as tramas paralelas, para diversificar a ação). Inclusive, em uma novela, é preciso mais tempo para o público assimilar determinadas situações e torcer pelo desfecho delas. O ideal é que em cada capítulo algo de novo aconteça, que um novo fato surja, nem que seja nos núcleos das tramas paralelas. Porém, como a trama principal é a principal — como o próprio nome diz... risos —, não podemos descuidar dela, e é preciso que ela se desenrole continuamente. A escaleta precisa refletir este avanço permanente das histórias. Quando não acontece nada, dizemos que a novela está com barriga (inchada, mas sem evolução da(s) narrativa(s). Muito boa a sua pergunta.

—————

Data: 06/03/2014

De: Paulo Inácio

Assunto: Roteiro

Quantas páginas mais ou menos tem um capítulo de novela?

—————

Data: 06/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Roteiro

Paulo Inácio, em geral de 28 a 32, ou 30 a 35 páginas, porém varia muito: se há cenas visuais, o número de páginas pode diminuir. Os primeiros capítulos e os últimos também podem ser mais longos para introduzir ou finalizar as tramas.

—————

Data: 06/03/2014

De: Maria Mônica

Assunto: Sinopse

Quanto tempo é necessário para fazer uma sinopse de novela?

—————

Data: 06/03/2014

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Sinopse

Depende da habilidade que você tenha de contar sua história. Como é preciso enredar de 12 a 20 personagens, em várias tramas, costuma demorar mais por isso. Para quem não tem muita experiência aproximadamente uns seis meses, porém como eu lhe disse, depende muito de cada autor, alguns encontrarão mais facilidades do que outros.

—————