Trabalho de Formigas

25/02/2014 18:18

Trabalho de Formigas

Caminhamos por roteiros, por rotas de palavras, por passos que avançam sempre em múltiplas direções: cada ato nosso é feito de diversos contextos, intenções, finalidades. Como na vida,  um curso de roteiro de novela de televisão não serve apenas para este fim. Desenvolve as faculdades imaginativas, considera o processo criativo como um artefato, sujeito a uma carpintaria (estruturação orgânica do constructo ficcional), facilita a ordenação do pensamento, fornece técnicas diferentes, aprimora a linguagem escrita, a comunicação, a percepção e a sensibilidade, amplia horizontes. A humanidade narra-se desde os tempos das cavernas, por desenhos e mímica – a fala foi um incrível avanço, até hoje estamos aprendendo com ela.  O dia em que uma sociedade não tiver mais histórias para contar está condenada ao desaparecimento.    

—————


Perguntas e respostas - Pergunte o que você deseja saber sobre roteiro de tv e/ou assuntos correlatos. Sua dúvida pode ser também a de outros, e assim várias pessoas se beneficiarão simultaneamente com a minha resposta.

Data: 12/02/2017

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Frente de capítulos

Oi, Gabriel, em geral 20. Todas as novelas em que participei, sempre tínhamos 20 capítulos prontos e fechados antes de ir ao ar. Eis uma boa margem de antecipação.

—————

Data: 28/01/2017

De: Laura

Assunto: Vida real

Boa noite! Gostaria de saber se posso basear uma história para novela sobre a vida de algum vizinho ou amigo usando ficção,e se essa pessoa pode prossesar caso não goste.

—————

Data: 28/01/2017

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Vida real

Laura, boa-noite, eu já respondi a esta pergunta aqui neste espaço, por favor, procura nas respostas anteriores.

—————

Data: 24/01/2017

De: admilson

Assunto: como arrumar os personagens para novela

Personagem

—————

Data: 24/01/2017

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:como arrumar os personagens para novela

Não entendi a pergunta, Adimilson. É só você contar uma história que tenha gente. Cada uma dessas pessoas fictícias é um personagem. Não se arruma personagens, o que se tem que arrumar é uma história, a partir daí os personagens são os que vivem dentro dela.

—————

Data: 26/12/2016

De: Gabriel Rezende

Assunto: Cacos

Olá Leila. Como autora, você é a favor ou contra os cacos dos atores?

—————

Data: 27/12/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Cacos

Se não prejudicar o texto escrito, nada contra, Gabriel, e, lógico, dependendo do caco também (há os inventivos e os deploráveis...) Porém os atores costumam se queixar bastante, alegando que podem atrapalhar a atuação deles, já que são inesperados.

—————

Data: 24/12/2016

De: Gabriel Rezende

Assunto: Arco da novela

O que é o arco da novela?

—————

Data: 24/12/2016

De: Leila Míccolis

Assunto: Re:Arco da novela

É o modo com que você conta a história, de como você organiza e apresenta os fatos: desde o primeiro revés até a solução final (resolução) do conflito principal, passando pelas etapas da crise e do climax.

Essa nomenclatura é só uma roupagem nova para o que chamávamos de desenvolvimento da trama (macroestrutura). Anos atrás, só conhecíamos um outro arco... da "barriga" da novela, Gabriel... risos.

—————

Data: 16/12/2016

De: ROBERTO

Assunto: ROTEIRO DE TV

O QUE EU DEVO ESTUDAR ANTES DE ME AVENTURAR A ESCREVER UMA NOVELA DE TV?

—————